Você alguma vez sentiu-se sobrecarregada (o) para lidar com seus problemas? Se a resposta é sim, você não está sozinha (o). 

De acordo com pesquisas mais de um quarto dos adultos passam por um quadro de depressão, ansiedade ou outro problema mental ao longo de um ano. Outros precisam de ajuda para lidar com doenças graves, perda de peso ou parar de fumar, enquanto alguns em problemas relacionados a relacionamentos, perda de emprego, morte de um ente querido, stress, abuso de substâncias e outros problemas.

O que é psicoterapia?

Um psicólogo pode ajudar a lidar com esses problemas. Por meio da psicoterapia, os psicólogos ajudam pessoas de todas as idades a viverem vidas mais saudáveis, felizes e produtivas.

Na psicoterapia, os psicólogos utilizam procedimentos comprovados cientificamente para ajudar pessoas a desenvolverem hábitos mais saudáveis e eficientes.

A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado no relacionamento entre você e seu psicólogo. Ela proporciona um ambiente de suporte que permite a você falar abertamente com alguém que terá um comportamento objetivo, neutro e sem julgamentos.

Sinais de que você pode obter benefícios com a psicoterapia

  • Você sente um de forma intensa e prolongada sentimentos de desesperança e tristeza.
  • Seus problemas não parecem melhorar apesar dos seus esforços e ajuda de sua família e amigos.
  • Você acha difícil concentrar-se no trabalho ou levar adiante suas obrigações do cotidiano.
  • Você se preocupa demais, espera sempre o pior ou está com frequência “no limite”.
  • Suas ações com comportamentos compulsivos ou ser agressivo está causando danos a você ou outros.

O que as pesquisas dizem sobre a eficácia da psicoterapia?

As pesquisas sugerem que a psicoterapia diminui efetivamente os sintomas de depressão e ansiedade dos pacientes bem como outros relacionados como dor, fadiga e náuseas. 

Há evidências suficientes de que 50% dos pacientes tem uma melhora observável em oito sessões enquando 75% melhoram após 6 meses de tratamento.

Psicoterapia não é para sempre. cada pessoa evolui de modo particular, mas você pode perguntar ao seu psicólogo durante a construção de um plano de tratamento individualizado.

Finalmente, a psicoterapia é confidencial. Toda e qualquer informação somente pode ser compartilhada com  sua permissão (exceto em casos nos quais há uma ameaça a segurança do paciente, de outra pessoa)